domingo, 18 de setembro de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


61 anos de TV no Brasil: entre clichês e novidades

Posted: 18 Sep 2011 07:00 AM PDT

E olha só que calendário mais movimentado: temos mais um aniversário na lista dos Ilustres para os leitores do Cena Aberta. Aliás, dos mais ilustres, afinal ela é a protagonista absoluta deste espaço.

São 61 anos de televisão no Brasil. Claro, 61 não é tão chamativo quanto 60, mas aniversário é sempre um pretexto indiscutível para qualquer tipo de assunto e conversas, mesmo que no fundo essa aniversariante não precise de um bom motivo para falar a seu respeito. Há muito tempo costumamos falar em TV, exaltando seu poder de alcance e influência, porém execrando a maior parte das atitudes em seus bastidores e as decisões tomadas a seu respeito, especialmente quando diz respeito ao seu produto principal: telenovelas.

Jeitinho de desviar o assunto para onde tenho mais afinidade? Não necessariamente: no Brasil, uma está atrelada a outra de modo irremediável. Em 21 de dezembro, o gênero completará 60 anos no Brasil. E no momento ela sendo o principal produto da televisão brasileira – assim como telejornalismo – está tão exposto quanto sua irmã mais velha.

É um gênero tão amado, festejado e rechaçado quanto o seu veículo de reprodução. Dita modas e regras, é parte fundamental da "fábrica de sonhos" e influente a ponto de ser acusada de tantas outras coisas que o simples bom senso poderia ter dúvidas quanto sua culpa. Porém, está aí tão firme e forte quanto a TV e sendo igualmente exigida que evolua através dos tempos.

A televisão hoje briga para continuar forte. Tanto seu jornalismo quanto sua dramaturgia tentam sobreviver em meio a internet e a ideia de interatividade. Nem sempre conseguindo, mas evoluindo devagar, entre ousadias e episódios costumeiros de conservadorismo, tanto em seu funcionamento quanto em seus clichês. Em tecnologia, podemos contar avanços mil, mas em termo de clichês, as preferências do público soam confusas, especialmente ao auge da fantasia como o caso das tramas que tanto fazem nossa alegria e nossa veia ranzinza.

E é em meio a tudo isso que a convergência acontece, ou tenta acontecer: complementando tecnologias. Agora quanto as preferências... bom, complicou. Os problemas são parte do processo. Não há unanimidade nem em tempos consolidados quanto mais em épocas de eterna transição, pode ser irritante, mas é divertido de ver e dá esperanças de tempos onde não necessariamente os gêneros devam ser suplantados. Seria triste imaginar isso com a nossa fábrica de fazer doidos.

 _________________________________________________



* Perfil: Emanuelle Najjar - Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br)

GLOBO RURAL - Programa apresenta as técnicas de plantio de carambola no interior de São Paulo

Posted: 18 Sep 2011 03:09 AM PDT

O 'Globo Rural' deste domingo, dia 18, vai até Mirandópolis, no noroeste do estado de São Paulo, para contar como se dá o plantio comercial da carambola, fruta original da Ásia, na região. No município há um núcleo de produtores da fruta, a maioria deles de origem japonesa.

Um desses produtores chegou a desenvolver uma variedade própria da fruta. Ele possui um sítio de 100 hectares e apesar de essa não ser sua única atividade, produz cerca de 200 toneladas de carambola por ano.Um outro produtor tem a fruta como seu único tipo de plantação e chega a produzir 30 toneladas por ano. Originalmente, a colheita da carambola é feita de janeiro a junho. E há técnicas avançadas de poda que conseguem prolongar esse tempo – de setembro a julho.

Aproveitando a produção de Mirandópolis, um empresário montou uma pequena indústria que faz a secagem das carambolas "machucadas", ou seja, que não são adequadas à venda. O destino do que é colhido na cidade é a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP). Com a venda das frutas, cada produtor obtém um lucro líquido de R$ 1 pelo quilo da carambola. A reportagem é de Ana Dalla Pria.

Em outra matéria, Camila Marconato vai apresentar uma pesquisa de uma veterinária do Rio Grande do Sul sobre o uso de leite descartado no aleitamento de bezerros e mostrar a avaliação, feita na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus de Montes Claros. O leite de descarte, conhecido como colostro e de transição, é aquele que não pode ser vendido, pois é proveniente dos primeiros seis dias após o nascimento dos bezerros. A pesquisa da UFMG está comprovando que este leite, que normalmente era jogado fora, pode ser conservado em garrafas pet e servir de alimento para os bezerros durante sua fase de lactação que tem uma duração de seis meses.

O resultado é que os animais engordam menos o que seria ruim, porém eles recebem um reforço alimentar concentrado para suprir suas necessidades. Para o criador, a vantagem é que o leite produzido pelas vacas durante o tempo de lactação dos animais é usado integralmente para a comercialização.

O 'Globo Rural' vai ao ar aos domingos, logo após 'Pequenas Empresas & Grandes Negócios', e de segunda a sexta, após 'Telecurso'.

PEGN - Empresários de São Paulo apostam no comércio de produtos orgânicos

Posted: 17 Sep 2011 11:05 PM PDT

Pequenas Empresas & Grandes Negócios', deste domingo, dia 18, mostra que, em São Paulo, o mercado dos produtos orgânicos ganhou o gosto do público. De olho nos negócios sustentáveis, o empresário Nardi Davidsohn montou supermercado, cafeteria, restaurante e uma empresa organizadora de eventos culturais baseados neste conceitos. O crescimento deste grande varejo de produtos orgânicos é de 15% ao mês.

Outra reportagem conta que com a Lei da Cidade Limpa, que limita o tamanho de anúncios publicitários nas fachadas dos imóveis, uma das alternativas para as lojas da cidade de São Paulo é comunicação visual feita com neon. O empresário Edvar Ferreira Silva desenvolve fachadas e decorações com neon há 30 anos. Para quem quiser apostar no neon e montar uma pequena empresa, o investimento é de cerca de R$ 25 mil.

Já, em Natal, no Rio Grande do Norte, o 'PEGN' apresenta um pólo de indústrias têxteis e de confecção que emprega 40 mil pessoas. E a reportagem do SEBRAE estará em São Paulo para mostrar os resultados da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas – que facilita a formalização dos negócios e financiamentos bancários – no estado.

O 'Pequenas Empresas & Grandes Negócios' vai ao ar todos os domingos, logo após 'Antena Paulista'.

‘AutoEsporte’ apresenta os lançamento do Salão de Automóvel de Frankfurt

Posted: 17 Sep 2011 07:21 PM PDT

O programa deste domingo, dia 18, irá até a Alemanha para fazer a cobertura da 64ª edição do Salão de Automóvel de Frankfurt que é conhecido internacionalmente por ser  o maior do mundo e exibir modelos que fascinam os colecionadores e fãs de máquinas sobre rodas. A repórter Millena Machado mostrará os lançamentos e tendências que estarão no mercado automobilístico em 2012.

O 'AutoEsporte' também trará dicas para os motoristas identificarem se um ruído pequeno e insistente na roda do veículo é um defeito no o rolamento do carro. Além de ajudar a solucionar o barulho, a equipe de reportagem também mostrará como fazer a troca desta peça que evita atrito na roda do carro.

O 'AutoEsporte' vai ao ar aos domingos, logo após o 'Globo Rural'.

Fantástico estreia neste domingo o quadro de humor ‘Stand Up Nosso de Cada Dia’

Posted: 17 Sep 2011 03:00 PM PDT

O 'Fantástico' estreia, neste domingo, dia 18, o novo quadro de humor dirigido por Cláudio Manoel, 'Stand Up Nosso de Cada Dia'. Criado por Claudio Torres Gonzaga, um dos precursores do gênero "stand-up comedy" no Brasil, o quadro traz um grupo de atores de grande destaque neste gênero retratando situações cotidianas de maneira bem humorada. "Gostei da sugestão do Claudio Torres, pois ele trouxe a boa ideia de transpor, com qualidade, um formato totalmente teatral para a televisão", conta Cláudio Manoel.

Na estreia, o ator Marcius Melhem acompanha uma partida de futebol e analisa as peculiaridades que só acontecem em um estádio. "Eu sou um apaixonado por futebol, estou sempre nos estádios vendo os jogos e a maioria das situações que eu retrato no quadro eu já vivenciei na vida real", conta Marcius, que busca inspiração para criar seus textos no seu próprio dia a dia. Na segunda esquete exibida nesta edição, Claudio Torres fala sobre as dificuldades enfrentadas em um almoço de domingo fora de casa. O humorista questiona a demora das pessoas para escolher a comida na fila de um restaurante a quilo e a preferência por saladas, que, se fossem de fato saborosas, seriam servidas em um rodízio.

Ainda vão passar pelo quadro os atores Leandro Hassum, Fernando Caruso, Diogo Portugal, Marcos Vera e Gregório Duvivier, que trazem ao programa divertidas performances sobre assuntos corriqueiros, entre eles os "apertos" passados na internet, nos relacionamentos, na academia ou em uma viagem à casa de praia.

Ainda neste domingo, vai ao ar no 'Fantástico' a entrevista do repórter Álvaro Pereira Jr. com o vocalista do Coldplay, Chris Martin, e com o guitarrista Jonny Buckland. No papo, gravado em Londres, os músicos falam sobre a expectativa para o show que a banda fará no Rock in Rio, no dia 01º de outubro. "Tocar no Rio de Janeiro é como se todos os seus sonhos se tornassem realidade", diz Chris Martin. Zeca Camargo também traz para o programa uma entrevista exclusiva com uma personalidade internacional. O apresentador conversa com o cantor Tony Bennett, que fala sobre o dueto que gravou com a diva do soul Amy Winehouse, pouco antes dela morrer. O dueto inédito foi lançado nesta quarta-feira, dia 14, quando a cantora completaria 28 anos.

O 'Fantástico' vai ao ar aos domingos logo após o 'Domingão do Faustão'.

61 anos de TV no Brasil e seis décadas de telenovelas

Posted: 17 Sep 2011 12:08 PM PDT

*Por Wander Veroni 

São mais de seis décadas de intensa produção na "fábrica de sonhos". Nela, o brasileiro já se emocionou e se informou. Neste domingo, dia 18 de setembro, a TV brasileira comemora 61 anos de vida. Na primeira transmissão, na época da saudosa TV Tupi, o empresário Assis Chateaubriand espalhou 200 televisores em diversos pontos da cidade de São Paulo. Hoje, com a popularização da mídia Televisão, esse cenário já não é mais o mesmo. Segundo o último censo do IBGE, de 2010, o Brasil possui mais de 193 milhões de pessoas, sendo que, até 2009, 95,7% dos domicílios declaram ter um aparelho de TV em casa.

Esse número mostra a força que esse veículo ainda possui na sociedade, mesmo com o crescimento da internet e da multiplicidade de opções midiáticas que é possível através do celular e tablet. Só a título de curiosidade, em 2010 o país registrou 9.768.993 domicílios com TV Paga, o que indica um crescimento de 30,7% no ano. A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que o Serviço de TV por Assinatura alcança mais de 32,2 milhões de brasileiros.

Mesmo ainda sendo o principal veículo de mídia eletrônica, tanto de faturamento, quanto de visibilidade, aos 61 anos, a TV brasileira está querendo se reencontrar. Numa incansável tentativa de seduzir a Nova Classe C, a Televisão – tanto a Aberta, quanto a Paga, está apostando mais nos formatos estrangeiros e valorizando cada vez menos a oportunidade de criar produções originais e personalizadas.

A justificativa é  que fazer TV é algo caro, e não pode errar. O caminho mais fácil foi apostar em produtos consagrados lá fora. Mas, até quando essa possível solução irá resolver o problema? Outro possível caminho da TV no Brasil é se integrar, cada vez mais, com outras plataformas e apostando no lado transmídia e crossmídia dos seus produtos.

Nesses anos todos, a TV brasileira pode se orgulhar de ter construído uma história única em dois pilares: as telenovelas e o telejornalismo. Ambos inspirados em modelos estrangeiros, cada um, a sua maneira, conseguiu ganhar linguagem própria e, desse modo, ganhar o carinho do público. Em 21 de dezembro de 1951, a TV brasileira comemora 60 anos de telenovelas. Em função disso, a Globo escalou o ramake de "O Astro", de Janete Clair e adaptada por Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, criando uma nova faixa das 23h, para a novela que terá cerca de 80 capítulos.

De "Sua Vida Me Pertence" à "Fina Estampa", do "Repórter Esso" ao "Jornal Nacional", o brasileiro já se encantou por muitas histórias que ganharam brilho e o seu devido destaque na telinha mais comentada do país. O fato é que o ano de 2011 marca uma nova postura dos diretores e donos de televisão de encarar a internet como parceira, arriscando novas possibilidades de negócios e produções. A Televisão no Brasil está passando por um processo intenso de transição. Para aonde vai, só o tempo dirá. No mais, parabéns pelos 61 anos! Realmente, a fábrica de sonhos não pára.

, ________________________________________

*Autor: Wander Veroni, 26 anos, é jornalista pós-graduado em Rádio e TV e especializado em mídias sociais. É autor do blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !